Brasilianistas

 

Brasilianista é o termo que define os acadêmicos norte-americanos que estudam o Brasil. Historicamente, a expressão está ligada aos estudos feitos sobre o país relacionados com as necessidades estratégicas dos EUA durante a Guerra Fria. Os brasilianistas dessa geração vieram, na maioria, com a preocupação de entender a política brasileira durante o período republicano, embora muitos tenham estudado também o período colonial, a literatura, a religião e outros temas, como raça, gênero, trabalho e economia.

No Centro de Estudos Brasileiros o conceito de brasilianismo abarca esses estudos da gênese histórica, bem como apresenta também autores contemporâneos. Além desses, destacam-se também produções de autores nacionais que têm como foco o Brasil, a disposição para se entender a realidade brasileira e conhecer aquilo que a caracteriza, nas mais diversas áreas de abordagem: arte, literatura, história, movimentos sociais...

Nesta página estamos construindo um estado da arte das produções brasilianistas. Encontram-se elencados vários autores e autoras e suas obras sobre o Brasil.

 

Contemporâneos

 

Barbara Weinstein

Fernanda Peixoto 

John D. French

Frank McCann

 

Seminais

 

Darcy Ribeiro

Bernardo Élis

Carmo Bernardes

Euclides da Cunha

Florestan Fernandes

Heleieth Saffioti

Luís Câmara Cascudo

Milton Santos

Paulo Freire

Roger Bastide