Luís da Câmara Cascudo

cascudo

Luís Câmara Cascudo (Natal, 1898 - 1986) foi um historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro. Passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Faculdade de Direito de Natal, hoje Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo Instituto de Antropologia leva seu nome. Pesquisador das manifestações culturais brasileiras, deixou uma extensa obra, inclusive o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952). Entre seus muitos títulos destacam-se: Alma patrícia (1921) e Contos tradicionais do Brasil (1946). Estudioso do período das invasões holandesas, publicou Geografia do Brasil holandês (1956). Suas memórias, O tempo e eu (1971), foram editadas postumamente. Acesse algumas de suas obras aqui.

Livro: Dicionário do Folclore Brasileiro

Resumo

O Dicionário do Folclore Brasileiro é um livro de Luís da Câmara Cascudo publicado originalmente em 1954, com sucessivas edições, desde então. Obra sem similar em língua portuguesa, e talvez em todas as outras línguas. Trata-se de uma enciclopédia acerca do Brasil. Tudo de importante que alimenta e rege o povo brasileiro é apresentado em verbetes minuciosos. História, biografias, episódios, hábitos, crendices, lendas, práticas mágicas adotadas e vividas pelo povo brasileiro em seu cotidiano. A literatura compõem um inventário da saga brasileira nas mãos de um estudioso que acreditava tanto em seu país que disse uma vez: “O Brasil não tem problemas, só soluções adiadas.” Aliás, é isso e muito mais que registra. Como por exemplo, locais de devoção popular, como Bom Jesus da Lapa, na Bahia, Aparecida e Bom Jesus de Pirapora, em São Paulo, formas de trabalho cooperativo (mutirão), movimentos de rebeldia popular, como o cangaço, informa sobre os cangaceiros mais famosos, aqueles que deixaram um rastro de fama e de sangue na alma popular (Cabeleira, Lampião) e, por contraste e complemento, os santos preferidos pela devoção popular: São Jorge, Lázaro, José, João.

Livro: Contos Tradicionais do Brasil

Resumo

Cascudo, pesquisador incansável, preocupado com a Literatura Oral do Brasil, reuniu, nesta obra, as versões dos contos tradicionais – na sua maioria ouvidas, com carinho, de pessoas do seu estado, do povo de sua região. Ele procurou, por meio de uma sistematização, dividir os temas em: contos de encantamento, religiosos, etiológicos, adivinhação e outros, a fim de facilitar a leitura e compreensão. Esses contos ainda hoje são contados em todo País.

Livro: Luiz da Camara Cascudo - homenagem dos seus amigos.

Resumo

Esta obra reúne depoimentos de M Rodrigues de Melo, da sociedade brasileira de folclore; Nestor Lima, do instituto e da academia; Francisco Ivo Cavalcanti, Professor e advogado; Otto Guerra e Paulo de Viveiros, ambos Advogados e jornalistas; Cônego José Adelino Dantas, Reitor do seminário sal Pedro; Januário Cicco, médico e escritor; Ruy Moreira Paiva, Diretor d' A república; Clementino Camara e Adherbal França, ambos da academia norte rio grandense de letras; Otoniel Meneses, poeta e jornalista; Waldemar de Almeida, da academia e do Instituto de Música, falam sobre a vida e obra de Câmara Cascudo.

Artigo: O Pensamento Dialético de Luís da Câmara Cascudo

Resumo

Gilberto Felisberto Vasconcellos apresenta uma análise sobre a obra do importante pensador brasileiro Luís da Câmara Cascudo. Destaca, em especial, os 60 anos da publicação do seu Dicionário do Folclore Brasileiro.

Entrevista: Câmara Cascudo e os 60 anos do Dicionário do Folclore Brasileiro

Resumo

A obra Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo completou 60 anos em 2014. A Revista Internacional de Folkcomunicação recorda, em entrevista, o aniversário desta bibliografia, cuja importância dar-se como uma referência sobre a cultura brasileira e global e é, além disso, uma das bases para o pensamento Folkcomunicacional de Luiz Beltrão e os estudiosos deste pensamento. A entrevistada é Daliana Cascudo, neta do autor do livro e diretora do LUDOVICUS - Instituto Câmara Cascudo.

Matéria: Memória para a Cultura Popular

Resumo

O multifacetado Luís da Câmara Cascudo - “Um homem é invariavelmente a soma de muitos homens que nele vivem.”