Roger Bastide

roger

Roger Bastide (Nîmes, 1898 - Maisons-Laffitte, 1974) foi um sociólogo e antropólogo francês, especialista em sociologia e literatura brasileira. Foi membro da missão francesa contratada para núcleo do corpo docente da Universidade de São Paulo. Lecionou no Brasil de 1937 a 1954. Além de doutor honoris causa pela Universidade de São Paulo e de diversas honrarias, recebeu a Ordem do Cruzeiro do Sul em razão dos serviços prestados à cultura brasileira e à cooperação cultural Brasil - França. Alguns de seus livros e artigos sobre o Brasil podem ser encontrados aqui.

 

Artigo: A Psicologia do Cafuné 

Resumo 

   No artigo Psicologia do Cafuné, a interpretação psicanalítica do cafuné, tem um interesse, principalmente, metodológico. Já aparecem as relações psicologia/sociologia que irão se completar em obras posteriores do autor. Dessa forma, Bastide reintroduziu o social na psicologia, sem desprezar sua contribuição. Aliás, os psicanalistas que se agrupam em torno da Revue Française de Psychanalyse reconhecem, ao lado da influência das censuras familiares feitas à criança, a importância das coações coletivas na formação do superego, e observam que a inadaptação psíquica doméstica pode muito bem se exprimir por uma melhor adaptação social.

 

Livro: Relações Raciais entre Negros e Brancos em São Paulo (com Florestan Fernandes).

Resumo

   Este livro tem uma história recente e curta. Foi "precipitado" com a vinda de Alfred Métraux ao Brasil, com o objetivo de conseguir a colaboração de especialistas brasileiros para um projeto de estudos da UNESCO, sobre as relações entre negros e brancos na sociedade brasileira. Independentemente disso, o livro já estava em elaboração, pois Paulo Duarte pedira a Roger Bastide que organizasse uma investigação sobre o mesmo fenômeno, a ser patrocinada por Annembi. Quando Métraux travou os primeiros contatos com os estudiosos do assunto, o plano desse trabalho já estava pronto e algumas de suas partes em desenvolvimento. Graças à boa vontade dos colaboradores, que atenderam ao apelo de Roger Bastide, os dois planos foram fundidos e unificados, dando-se maior amplitude à pesquisa de campo e à contribuição da psicologia social.

 

Livro: O Candomblé da Bahia

Resumo 

   Lançado em 1958, o livro de Roger Bastide apresenta uma análise pioneira do candomblé, estudando o transe e a possessão, os cânticos, as danças e os ritos desta religião afro-brasileira. Este clássico da sociologia das religiões mostra como o candomblé postula uma filosofia. A compreensão da epistemologia afro-brasileira, evidenciada pelo candomblé, leva Bastide a indagar sobre as porções africanas recriadas no Brasil, que ele visa reconstituir como domínios dotados de relativa independência no conjunto mais amplo da sociedade. O livro foi apresentado em 1957 como tese de doutorado na Sorbonne (ao lado de As religiões africanas no Brasil), este livro clássico é uma narrativa de grande fluência literária.

 

Livro: Brasil, terra de contradições.

Resumo 

   O pesquisador que quiser conhecer o Brasil deve forjar “noções líquidas”, mais plásticas e flexíveis, capazes de dar conta dos fenômenos de interpenetração cultural sobre os quais se deteve. Neste livro de 1957, dirigido principalmente ao público francês, Bastide recusa a visão corrente de um Brasil fraturado entre norte e sul, entre o moderno e o arcaico, preferindo vê-lo como conjunto complexo, repleto de cisões e fusões, que coloca grandes desafios ao intérprete.