John D. French

Foto Autor

Autor de vários livros, dentre os quais O ABC dos operários: conflitos e alianças de classe em São Paulo (1900-1950) e Afogados em Leis: a CLT e a cultura política dos trabalhadores brasileiros, John French é indubitavelmente, uma das grandes referências para a História Social do Trabalho no Brasil. Mas não apenas isso. Profundo conhecedor da História do nosso país, French fala com desenvoltura de diferentes autores nacionais e sobre aspectos do folclore brasileiro. Interessa-se por temas relacionados à escravidão, legislação, política, economia, cultura popular – tanto em escala “local” quanto “global”.

Entrevista Brasil e Estados Unidos: Impactos da Pandemia e Ameaças à Democracia

O debate promovido pelo Centro de Estudos Avançados (CEA-UFRRJ), em junho de 2020, trouxe a presença de John D. French, professor da Duke University. Estados Unidos e Brasil, os dois maiores países do continente americano, constituíam naquele momento os epicentros da pandemia de COVID-19, sob governos que desafiavam as orientações da Organização Mundial da Saúde e da comunidade científica. Ambos vivenciavam também um forte tensionamento da institucionalidade democrática, acirrado pela agressiva atuação da extrema direita. De que maneiras o contexto da pandemia afeta a luta em defesa da democracia nos dois países? Quais as semelhanças e conexões entre os dois casos e em que aspectos prevalecem as diferenças?

Livro O ABC dos Operários: Conflitos e Alianças de Classe em São Paulo, 1900-1950

Resumo: Tomado em seu conjunto, o belo livro de John French traz uma grande contribuição que pode ser expressa na seguinte ideia: “o passado do operariado não é um passado de fracasso inexorável, demonstro que as conquistas de gerações precedentes ainda estão contribuindo para fixar as condições das lutas de hoje” (p. 269). Seu aspecto mais estimulante e fecundo é o hábil exercício de pesquisa histórica, que faz desse livro um ABC dos meandros do ofício do historiador.

Entrevista sobre o livro

Livro Afogados em leis: a CLT e a cultura política dos trabalhadores brasileiros

Resumo: Com o objetivo de promover o conhecimento e o debate acerca dos problemas decorrentes das relações de trabalho no Brasil, Afogados em leis expõe uma explicação histórica sobre a criação de uma estrutura jurídica própria (Consolidação das Leis do Trabalho – CLT) para a proteção de tais relações. Examinando os impasses causados em seu funcionamento, bem como a eficácia quando da realidade em que foi inserida, French apresenta a maneira pela qual a legislação foi apropriada pelos trabalhadores brasileiros e movimentos operários da época, que muito lidaram com as infinitas promessas.

Livro Lula and His Politics of Cunning: From Metalworker to President of Brazil

Abstract: Known around the world simply as Lula, Luis Inacio Lula da Silva was born in 1945 to illiterate parents who migrated to industrializing Sao Paulo. He learned to read at ten years of age, left school at fourteen, became a skilled metalworker, rose to union leadership, helped end a military dictatorship-and in 2003 became the thirty-fifth president of Brazil. During his administration, Lula led his country through reforms that lifted tens of millions out of poverty. Here, John D. French, one of the foremost historians of Brazil, provides the first critical biography of the leader whom even his political opponents see as strikingly charismatic, humorous, and endearing.