Albert Fishlow

 

Albert Fishlow

 

Albert Fishlow

 

Formou-se bacharel (1956) – com honras –, mestre (1957) em economia pela Universidade da Pensilvânia e doutor (1961) na mesma área pela Universidade de Harvard. Já foi professor na Universidade da Califórnia, Berkeley, Universidade de Yale e Universidade de Columbia. Suas pesquisas e publicações focam em tópicos da história econômica, estratégias de desenvolvimento do Brasil e da América Latina, bem como relações econômicas entre países industrializados e em desenvolvimento. Fishlow é colunista de Economia e Negócios no jornal "O Estado de São Paulo".

Foi vice-secretário assistente de Estado para assuntos interamericanos do governo estadunidense, diretor do Instituto de Estudo da América Latina e do Centro de Estudos sobre o Brasil, ambos da Universidade de Columbia. 

Cientista político, economista e experiente brasilianista, esteve no Rio de Janeiro em 6 de dezembro de 2017, quando analisou os laços políticos e econômicos que unem o Brasil e os Estados Unidos desde o fim da Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje. Para Fishlow, que também é membro do Conselho Internacional do CEBRI, o relacionamento entre os dois países ao longo das últimas décadas passou por períodos de cooperação acentuada e de relativo esfriamento. 

 

Livro: Agricultura e Indústria no Brasil: inovação e competitividade

Resumo: Em coautoria com José Eustáquio Ribeiro V. Filho, Fishlow aborda a história da mudança tecnológica no setor agropecuário brasileiro, por meio da complexidade das trajetórias de inovação ao longo da cadeia produtiva. A proposta é a de apresentar teoria e prática, ressaltando o que há de comum nas experiências bem-sucedidas. A teoria relacionada à mudança técnica, seja na agricultura, seja na indústria, será discutida de forma a definir um padrão comum de análise. Repensa até que ponto a experiência obtida no agronegócio brasileiro encaixa-se na abordagem teórica de inovação institucional induzida e em que medida tal evento compara-se aos modelos da indústria nacional. O tema da inovação será investigado de vários ângulos. Procurando compreender a transformação na agricultura e na indústria, especialmente nos casos de sucessos brasileiros, busca-se estudar, de um lado, o exemplo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, de outro, os modelos industriais da produção de petróleo (Petrobras) e da manufatura de aeronaves (Embraer). Esses foram casos amparados em uma diretriz de política pública, que direcionou esforços para construir instituições e para dar robustez a essas empresas.

 

Livro: Macroeconomia da Dívida Externa Brasileira

Resumo: Essa obra é um estudo revelador dos principais aspectos envolvidos na dívida externa brasileira, com ênfase para a década de 80 e o possível delinear da década de 90. Sempre descortinando a política interna por trás de nossos planos e diretrizes, assim como as flutuações da economia mundial, os autores abordam de maneira crítica as origens da estratégia de endividamento, o crescimento acelerado e a inflação, o FMI, os programas de estabilização, os déficits orçamentários e o comércio exterior. Concluem com o impácto da dívida sobre o desenvolvimento, dando sugestões para a solução de um dos mais graves problemas brasileiros.

 

Livro:  O Novo Brasil: As Conquistas Políticas, Econômicas, Sociais e nas Relações Internacionais

Resumo: Nesta obra, Albert Fishlow, pesquisador da economia brasileira, analisa o contexto das mudanças econômicas, políticas e sociais que, em seu ponto de vista, revolucionaram a realidade brasileira nos 25 anos da Nova República. Fishlow, cujos argumentos são respaldados pelo que se produziu no país e no exterior sobre os temas abordados, mostra o que tem feito do Brasil uma nação diferente desde sua redemocratização, e quais foram os fatores que contribuíram para seu panorama.

 

Artigos:

The United States and Brazil: The Case of the Missing Relationship - Foreign Affairs, Spring 1982.

A New Latin America in a New International Capital Market - CEPAL Review, April 1980.

A Economia Política do Ajustamento Brasileiro aos Choques do Petróleo: Uma Nota sobre o Período 1974/84.

Brazil and Economic Realities - Dædalus, Spring 2000 (p. 339).