JEB - 15 anos de Art Déco no Brasil

jeb2019

No mês em que Goiânia completa 85 anos, é importante destacar que a capital reúne um importantíssimo conjunto de edificações e monumentos Art déco, entre os quais, 22 são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 2003. A manifestação essencialmente decorava deu suporte formal para várias tipologias arquitetônicas e inspirou os primeiros edifícios da cidade, simbolizando o progresso e a modernidade. Ao longo de dois dias, haverá espaço para discussões com profissionais renomados do Brasil e do exterior, sobre a importância, a proteção, o uso e o reconhecimento desse Patrimônio. A Estação Ferroviária de Goiânia, local deste evento, é uma das edificações mais representavas do Art déco na cidade e, durante a realização do evento passava por obras de restauração, dando aos participantes a oportunidade de conhecer os trabalhos executados, como extensão do Programa Canteiro Aberto, cuja proposta é viabilizar a visitação de cidadãos aos bens culturais em obras de restauração. Além de conferência e mesas redondas, foi aberta a exposição Memorial Confaloni, que retrata vida e obra do artista Frei Nazareno Confaloni. Os participantes também puderam apreciar os painéis do artista, no saguão da Estação Ferroviária, cuja restauração já foi concluída. Confaloni foi um dos maiores artistas plásticos com atuação em Goiás, expoente do modernismo. O evento foi uma realização do IPHAN-GO, do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás e Construtora Biapó.