Lattes, mas não morde!
Conduzido pelos professores Anselmo Pessoa Neto e Lisandro Nogueira, do CEB-UFG, o programa busca conversar com pessoas que podem contribuir por meio de sua experiência e sua formação para temas de interesse da sociedade e do conhecimento de modo amplo, geral e irrestrito. Os assuntos são sérios, mas a abordagem pode não ser. Isso irá depender do humor, do estilo e da personalidade do convidado e, claro, de como os apresentadores acordaram naquele dia: com a pá virada ou felizes e contentes 😊
O programa nasce da necessidade do conhecimento formal universitário debater o mundo digital de dentro do próprio mundo digital. Se a formação ou a deformação hoje, de jovens e adultos, acontece preferencialmente no mundo digital, é para lá que o conhecimento tem que ir também. Se o mundo digital é, talvez de forma preponderante, obscuro, raiz do ódio, da incultura e da ignorância mais abjeta, a luz da ciência e do conhecimento humanista precisa chegar lá com mais força para disputar o espaço para valer. A lição sabemos de cor, só nos resta empreender. E errar, e aprender.
Acompanhe o programa no canal CEB do YouTube.
TERCEIRA TEMPORADA
O Prof. Denis Castilho, do IESA-UFG, conversa sobre sua pesquisa sobre Modernização Territorial e Redes Técnicas em Goiás (ferrovias, rodovias e energia elétrica); Ele discute como a modernização em Goiás passa pelo processo de implantação das ferrovias e sobre a necessidade existencial de o país voltar a investir nas estradas de ferro.
Jornalista, ex-guerrilheiro, deputado federal por 16 anos, atualmente comentarista da Globo News, Gabeira é, aos 82 anos, um dos mais lúcidos observadores da cena brasileira. Ele conta sua longa historia na politica e jornalismo numa conversa franca e aberta.
A conversa com a veterinária do Centro de Controle de Zoonoses de Goiânia (CCZ) e Secretária de Saúde do Estado de Goiás, Consuelo Vidica, é um verdadeiro serviço de utilidade pública: conversamos desde a questão dos PETs, passando por escorpiões, morcegos, pombos, cobras e lagartos. Tudo de forma extremamente didática, inclusive as dicas de proteção!
Conversa com um dos maiores arquitetos do Brasil: Luiz Fernando Teixeira (Xibiu), do Grupo Quatro, planejador de Palmas - TO. Programa essencial para entender o caos das cidades brasileiras, em particular de Goiânia.
Prof. da FCS-UFG e profícuo pesquisador da cultura popular, principalmente das festas religiosas em Goiás. Rios têm vários livros publicados sobre catira, folia de reis e congadas.
Profa. do ICB-UFG, ex- coordenadora do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea - MCTIC, 2018-2020), a profa. Renata fala sobre farmacologia e espécies vegetais, toxicologia reprodutiva com enfoque no aparelho masculino, extensão, organização e gestão universitária.
O prof. do Instituto de Informática da UFG, Hugo Nascimento, conversa sobre Metaverso (o que é isso?), Inteligência Artificial, algoritmos, interdisciplinaridade, o papel das big techs, a busca desenfreada pela monetização de toda e qualquer atividade nas redes sociais como, por exemplo, nos mostra o filme “O dilema das redes” e muito mais.
Profa. Titular aposentada do IESA-UFG, Coordenadora Geral e Técnica do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia, a profa. Celene Monteiro aborda os gravíssimos problemas urbanos relacionados à falta de planejamento. Estudiosa e pesquisadora, Celene mostra que o Plano Diretor aprovado em 2022 para Goiânia pode trazer sérios problemas de abastecimento de água e desequilíbrios em todo o ecossistema da região Metropolitana de Goiânia.
Uma conversa com alguém que teve a oportunidade de ver a universidade por vários ângulos: como estudante, professor, pesquisador, e gestor: desde coordenação de curso, passando pela direção de Unidade Acadêmica (IME), até a pró-reitor da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (PRODIRH), a atual PROPESSOAS, e chegando, no atual momento, à presidência do Sindacato Docente da UFG, o ADUFG. Na conversa, falamos da carreira docente, as várias reformas da previdência e o impacto na carreira, a construção da universidade e o papel dos seus fundadores.
Profa. Titular da FL-UFG, a profa. Solange Fiuza conversa conosco sobre o papel da literatura no processo de formação do cidadão/cidadã, destacando os seus estudos sobre João Cabral de Melo Neto e Mario Quintana. Discute ainda os caminhos, ou descaminhos, do produtivismo universitário: um beco à procura de uma saída.
Conversa com o cineasta, roteirista, locutor, produtor e militante das questões que envolvem o cinema: Pedro Novaes. Os indígenas e o seu belo e importante longa metragem Cartas do Kuluene, um panorama sobre a produção cinematográfica em Goiás, os festivais de cinema, a formação do cineasta, a possível retomada da produção cinematográfica em Goiás e no Brasil. O papel de seu pai, Washington Novaes, em sua formação e na abordagem da questão indígena e do jornalismo.
Conversa com o cineasta, roteirista, locutor, produtor e militante das questões que envolvem o cinema: Pedro Novaes. Os indígenas e o seu belo e importante longa metragem Cartas do Kuluene, um panorama sobre a produção cinematográfica em Goiás, os festivais de cinema, a formação do cineasta, a possível retomada da produção cinematográfica em Goiás e no Brasil. O papel de seu pai, Washington Novaes, em sua formação e na abordagem da questão indígena e do jornalismo.
SEGUNDA TEMPORADA
Neste episódio conversamos com Cristiana Toscano, pesquisadora e professora da UFG , sobre temas de saúde pública e as questões da COVID-19, a pandemia que nos colocou em casa e parou o mundo.
A professora Andréa Pereira, da FIC-UFG, aborda o tema do Livro, a importância do livro, a formação pelo livro. O livro vai acabar com a nova cultura digital? Qual o futuro das bibliotecas?
O “Lattes mas não morde” vai mexer em feridas: Fernando Pereira, professor aposentado da UFG e ex-presidente da Adufg, faz uma ampla reflexão sobre o estado atual da universidade pública brasileira, com ênfase na UFG. Sem dourar a pílula, o professor Fernando afirma que temos que sair, muitas das vezes, da posição de vítimas para uma posição mais proativa diante dos problemas da academia.
Vamos conhecer problemas e soluções para o trânsito de Goiânia com o ex-diretor do Detran e atual secretário municipal de Mobilidade: Horácio Santos.
Vamos conhecer por dentro o HC (Hospital das Clínicas) com a ótima e profícua conversa com o professor José Garcia.
A psicanalista Luciene Godoy coloca a psicanálise de “cabeça para baixo”. Tudo o que você queria saber sobre o legado de Freud, inclusive sua obsolescência em alguns aspectos, está nesta conversa polêmica.
O professor aposentado da UFG, historiador, letrista, poeta, comenta sobre quando criou o FICA, O canto da Primavera, o TEMPO festival de teatro e outros eventos, como secretário de cultura de Goiás, entre 1999 e 2017. Além de discorrer sobre a História de Goiás.
A professora da Faculdade de Química da UFG e pesquisadora em química de produtos naturais mostra a importância de nosso flora e dos saberes populares. E nos lembra também do dever ético de que o resultado de uma pesquisa retorne para o grupo social que a originou.
Professor da Faculdade de Ciências Sociais (FCS-UFG), Pedro Célio, um dos mais abalizados comentarista político dos assuntos de Goiás, do Brasil e do mundo fala conosco sobre a sua avaliação do atual momento político.
O professor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC-UFG) fala sobre a importância do fenômeno dos videogames, hoje a maior indústria do entretenimento.
Professor, poeta, e crítico literário, o prof. Gilberto Mendonça Teles fala da sua trajetória, desde os primórdios na construção do Centro de Estudos Brasileiros (CEB-UFG), até sua passagem por universidades europeias e sul-americana e a sua ligação profunda com Goiás.
Professor da faculdade de engenharia civil e ambienta (EECA-UFG), Daniel de Lima é estudioso de concreto armado. Ele conversa conosco sobre seu livro Projeto de Ponte em Concreto Armado com duas longarinas (Editora UFG).
Nessa conversa, a antropóloga, profa. da Faculdade de Ciências Sociais (FCS-UFG) conversa conosco sobre patrimônios culturais, memória, antropologia urbana e do lugar.
O professor do IPTSP é médico psiquiatra. Mauro Elias fala do sofrimento mental da população e de recursos alternativos disponíveis como as terapias corporais, para o equilíbrio mental pessoal e coletivo.
PRIMEIRA TEMPORADA
MARCOS ÁVILA
Grande especialista em retina, fundador do Centro de Referência em Oftalmologia-CEROF-UFG. Dr. Marcos conta sua trajetória na medicina e explica como a UFG atende milhares de pessoas com deficiência visual.
SIRON FRANCO
Um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil, com inúmeros prêmios, desde os anos 70.
CILEIDE ALVES
A jornalista comenta as mais importantes coberturas jornalísticas feitas em Goiás nas ultimas décadas e destaca o que mudou na comunicação depois do advento do Digital.
LAERTE FERREIRA
Criador do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig-UFG), referência na produção e/ou organização de dados geográficos e documentais voltados ao monitoramento territorial e ambiental dos biomas brasileiros e respectivas paisagens naturais e antrópicas.
MÁRCIO JÚNIOR
Músico, produtor cultural, roteirista, diretor de cinema, editor, criador de HQs.
GYOVANA CARNEIRO
Professora da EMAC/UFG, produtora cultural, responsável em larga medida, na fase atual, pela difusão da música clássica em Goiânia. Ex. superintendente de cultura do Estado de Goiás.
Professor da FAV/UFG, onde coordena o Media Lab / UFG. Atua nas áreas de Artes, Comunicação e Design.
Jovem virtuose do violão clássico, goiano e do mundo. Ganhou prêmio no concurso de violão David Russell Prize, um prêmio interno da Royal Academic of Music em Londres.
Docente do Instituto de Física/UFG, coordenou a implantação do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI).
Pianista, produtora cultural, ex diretora da EMAC-UFG.
Um dos pioneiros da produção cinematográfica em Goiás. Na conversa, Ronaldo comenta as mudanças no modo de produção de imagens na publicidade, no jornalismo e nas redes sociais.
Professora da FIC-UFG. Pesquisadora de gênero e direitos humanos. Um olhar sempre atento para as questões da formação.
O jornalista é um ícone do jornalismo em Goiás. Atuante no Grupo Jaime Câmara, ele conta histórias impressionantes da comunicação em Goiás e das mudanças radicais no jornalismo analógico/digital.
Benke Ferraz é guitarrista da Boogarins, banda goiana de rock psicodélico, formada no ano de 2012 e hoje reconhecida internacionalmente.