Catálogo de Livros e CDs organizados pelo Centro de Estudos Brasileiros

 

Jorge Felix de Souza

Jorge Félix de Sousa - Técnica e Arte

Wolney Unes

 

Jorge Félix de Sousa recebeu o título de engenheiro-arquiteto, grande responsabilidade, tomar de uma matéria-prima, para dela criar algo, tirando o melhor de seu talento inato! Entrementes, hoje, passados quase 40 anos do fim de sua atividade criadora, pode-se dizer sem exagero que nosso engenheiro-arquiteto fez jus ao título. Jorge criou, usou suas habilidades, provocou a gênese, tramou e teceu em frentes variadas: criou escolas, formou profissionais, erigiu edifícios, desenhou monumentos, elaborou textos, a lista é longa. O engenheiro-arquiteto criou obras utilitárias, por encomenda, igrejas, casas e teatros, mas também dedicou- se à criação de obras para o espírito: telas, gravuras, poemas. Neste breve volume, queremos apresentar uma ínfima parcela dessa atividade criadora multifacetada.

 

Ano da publicação: 2020
Edição: 1° edição
Páginas: 95
ISBN: 978-65-993276-1-2

 

Antes que me roubem-Anselmo Pessoa

Antes que me roubem 

Anselmo Pessoa Neto

 

Neste trabalho tão original, o autor se propõe ser entrevistado para dar-se a conhecer, muito longe da frieza dos relatórios com manifestações de apreço ao senhor diretor. É que Anselmo não limpa sua biografia para caber no horizonte do bom comportamento. Outra forma de dizer isso tudo é a­rmar a coerência do prof. Anselmo em suas convicções. A trajetória familiar, a ida para a cidade grande, a batalha do aluno sem grana pela sobrevivência em sua jornada de descoberta da vida, os duros aprendizados da política que se recusava a aceitar o poder militar discricionário, o promissor contato com professores importantes, as dúvidas, as oscilações entre a província goiana, o centro paulistano e a Europa, em idas e vindas cheias de percalços e aprendizados, tudo isso dá uma linda lição, sem arrogância, de vida bem vivida, a justifi­car tanto o indivíduo protagonista quanto o professor federal que agora vira titular. É isso, meu caro Anselmo, ao ­final da jornada tu podes dizer: – “Combati o bom combate”. Agora, é só ver o tanto que ainda há por fazer.

 

Ano da publicação: 2020
Edição: 1° edição
Páginas: 102
ISBN: 978-65-991076-0-3

 

 

 

antologia
Antologia do Piano no Brasil Central
Goiás e Triângulo Mineiro, 1889-1993

Wolney Unes

Esta antologia é o primeiro volume dedicado à obra pianística – e mesmo musical – do Brasil Central. Cumpre, portanto, algumas considerações iniciais. O repertório aqui coletado tem origem nesta vasta região do interior brasileiro a que comumente se refere como Brasil Central. E este epíteto é associado aqui ao espaço geográfico-cultural de maneira abrangente. Assim, integram esta coletânea compositores ativos nesta região esparsamente povoada e fechada para o exterior, mas com certo intercâmbio econômico e cultural entre suas poucas cidades desde o século XVIII. Por conta dessa premissa acerca da abrangência desta antologia, encontraremos aqui compositores nascidos em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e mesmo no exterior. Há compositores que foram grandes viajantes e há outros que nunca deixaram sua cidade natal. Em comum têm todos a atuação na região descrita em algum momento de sua vida. O que nos interessa aqui, portanto, mais que a naturalidade do compositor, é sua participação ativa no cenário pianístico – ainda que incipiente – da região, com trocas e intercâmbio entre o isolamento do Brasil Central e o restante do mundo. Por isso mesmo, e sem querer adentrar a análise das obras, encontram-se aqui peças que formam um mosaico em que se misturam várias tendências e estilos: obras com estética claramente ligada ao século XIX, ao lado de outras quase vanguardistas e ainda um grupo de representantes tardios de tendências já abandonadas em outras regiões. Juntas, montam um retrato próprio do Brasil Central, região aberta a inovações e a tudo que vem de fora, ainda sem uma identidade totalmente própria.

Ano da publicação: 2016
Edição: 1° edição
Páginas: 105
ISBN: 8564622068


 

dc

Encontro Douliez e Mendonça Teles - CD

O encontro entre música e poesia foi catalizado pelo ambiente da universidade, por sua vez só possível pelo contexto urbano da jovem capital. Assim, a obra deste CD é fruto de encontros, imbricados e simbióticos: academia e cidade, poesia e música, Mendonça Teles e Douliez, encontro de linguagens. O CD Encontro Douliez e Mendonça Teles trás canções inéditas, com música de Jean Douliez e poesia de Mendonça Teles. 

Música: Jean Douliez
Letra: Gilberto Mendonça Teles
Canto: Patrícia Mello
Piano: Sérgio Paiva
Gravado no auditório da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.
Ano de Lançamento: 2018.


 

paisan

Paisagens do Neorrealismo

Anselmo Pessoa Neto

Aqui vão as análises de seis romances ditos Neorrealistas; embora não se atenham a discutir este conceito, dão como de comum acordo o acolhimento deste rótulo para os escritos dos Autores aqui examinados. Sem demarcar rigidamente onde começa uma e termina a outra, são as paisagens humanas, sociais e físicas dos três romances na primeira pessoa de Graciliano Ramos e de três romances do ciclo gandarês de Carlos de Oliveira os objetos deste estudo. Apoiados na ligação metodológica - que vai de Montaigne, passando por Auerbach, até Antônio Cândido, passando por Augusto Meyer, entre outros - que preconiza, basicamente, entender o todo pela parte e a parte pelo todo, este trabalho procura seguir de perto os textos estudados e inflectir às suas variações. Em decorrência disto, a aproximação procurada dos textos em análise se dá por acúmulo, isto é, a experiência das leituras de um romance constitui-se em uma matéria privilegiada para a leitura dos romances seguintes. Este tipo de abordagem pressupõe um leitor ativo, no preenchimento dos desvãos e na abstração dos elementos de ligação entre os textos. Ao estarem atentos ao movimento próprio de cada romance analisado, os seis estudos aqui apresentados querem refletir (sobre) a permanência de uma condição, a humana.

Ano da publicação: 2018
Edição: 1° edição
Páginas: 192
ISBN: 8564622157


 

capinha

Caderno de Tonico do Padre - notas, registros, experimentos

Wolney Unes

Observador atento de tudo à sua volta, Tonico do Padre preocupou-se em registrar tudo o que via. Em seu caderno, comprado no Rio de Janeiro (conforme recibo cuidadosamente guardado pelo artista), Tonico ia registrando suas impressões - um desenho, uma laudação ao Divino, uma cena da paisagem apreciada, um texto lido, uma fotografia vista.  À maneira de Da Vinci, Tonico passa com seu novo caderno a anotar muito do que planejava, como Mário de Andrade, desenhava muito do que observava. Testemunho de seus interesses e curiosidades, o caderno de Tonico é um mergulho na indústria e inventividade desse marceneiro, pintor, músico, desenhista, entre outras habilidades.
O desenho é uma linguagem, um meio de comunicar, rápida e completamente, aos nossos semelhantes, pensamentos e ideias que sem tal auxílio exigiriam detidas explicações verbais e escritas (Viollet-le-Duc).

Ano da publicação: 2018 
Edição: 1° edição
Páginas: 109
ISBN: 8564622149


 

letras e sons

De Letras, Sons e Imagens

Wolney Unes

A obra apresenta um conjunto de reflexões em torno de diversas linguagens artísticas e a relação entre elas. O fio condutor é a interação entre as artes, mas também dessas com as ciências e com o conhecimento de modo geral. Acrescem aos textos de autoria do Prof. Wolney Unes, textos de outros autores que contribuem para os estudos das relações intersemióticas e das homologias entre as várias linguagens da arte, perfazendo um total de onze capítulos. Em tempos de risco de cisão entre as várias áreas do conhecimento humano, nunca é demais lembrar tudo o que essas áreas compartilham.

Ano da publicação: 2019 
Edição: 1° edição
Páginas: 150
ISBN: 978-85-400-3106-7

 

 

Prolegômenos - Aguinaldo J. Gonçalves

PROLEGÔMENOS aos estudos homológicos entre literatura e artes plásticas

Aguinaldo José Gonçalves

Esta obra constitui-se de comparações entre diferentes sistemas semióticos: as artes plásticas e a Literatura. Muito distante do que comumente se faz — tecer algumas analogias entre códigos distintos — este livro estuda, com profundidade, relações estruturais que, em primeiro contato, não nos se parecem possíveis. Para chegar a Prolegômenos, Aguinaldo escreveu cerca de seis livros que já tateavam com rigor esse campo tão pouco explorado dadas as suas complexas especificidades.  

 

Ano da publicação: 2022
Edição: 1ª edição
Páginas: 232
ISBN: 978-65-993276-4-3