
Cinema Árabe
Ciclo do Cinema Árabe no Cine UFG
Ciclo do Cinema Árabe no Cine UFG, apoiado pelo Centro de estudos Brasileiros.
Goiânia é a única capital de um estado brasileiro em que a primeira colônia estrangeira é a árabe. Desde a fundação da cidade, a presença de libaneses e de sírios, sobretudo cristãos maronitas e ortodoxos, mas também muçulmanos, tem sido uma constate em quase todos os campos sociais goianienses, incluindo a universidade, a literatura e as artes visuais. Dessa forma, a identidade árabe tem-se projetado como um traço distintivo na história das representações dos primeiros bairros da cidade.
Na semana em que se comemora o 70º aniversário da independência do Líbano, o CINE UFG oferece uma seleção de filmes que mostram a pluralidade da identidade árabe contemporânea e que abrangem as questões geradoras dos conflitos atuais no Norte da África e no Oriente Médio: as dificuldades no convívio das confissões religiosas, a ocupação da Palestina, as instáveis democracias, os embates entre a tradição e a modernidade.
Esta mostra não contém filmes que tratem, direta ou tangencialmente, da presença dos árabes parcial ou plenamente integrados na sociedade brasileira. O intuito desta mostra é oferecer imagens e temáticas que reflitam a cotidianidade, os problemas e os anseios dos árabes, na sua região, no final do séc. XX e no início do séc. XXI.
Filmes que serão exibidos:
Curadoria
Antón Corbacho Quintela
Maria Aparecida Yasbec Sebba
Categorias: ações