tcccc

Prêmio UFG

TCC Empreendedorismo Social

     Secretária e Pesquisadora do Centro de Estudos Brasileiros, Stéfanny da Cruz Nóbrega, ganha Prêmio por Trabalho de Conclusão de Curso.

eueueue

    A monografia intitulada "Os efeitos da Feira Agroecológica na UFG para a soberania alimentar: uma trajetória colaborativa", desenvolvida e defendida no 2ª semestre de 2019, sob orientação da geógrafa doutora Lara Cristine Gomes Ferreira, obteve a 2ª posição no Prêmio TCC empreendedorismo da Universidade Federal de Goiás, na linha empreendedorismo social.

    A monografia versa sobre o projeto de Extensão Universitária intitulado Feira Agroecológica. A Extensão Universitária é de suma importância no processo educativo, científico e cultural, a qual articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade. A partir desta perspectiva, a Feira Agroecológica na UFG trata-se de uma proposta que visa garantir a possibilidade de escolha e acesso à alimentação saudável, difundindo nos ambientes institucionais os alimentos oriundos da agricultura familiar de base agroecológica. Tem como objetivo desenvolver a consciência sobre a importância do seu consumo, a partir da aproximação agricultor/a – consumidor/a, com ênfase no papel educativo. Nessa perspectiva, parte da necessidade de transcender o sistema alimentar globalizado e hegemônico, refletindo sobre práticas que ajudem a avançar na construção da Soberania Alimentar. Dessa forma, em sua concepção, a Feira é entendida como espaço de trocas, saberes, resgate e valorização da identidade alimentar tradicional - baseada em práticas produtivas geracionais e agroecológicas. Aqui, o alimento é visto enquanto Direito Humano, e não como mercadoria. 

Para acompanhar o projeto da Feira no Instagram, clique aqui.

Para conhecer melhor este projeto, confira a entrevista realizada pelo programa Mundo UFG, aqui.

   

 Sobre o Prêmio

    O Prêmio TCC em Empreendedorismo tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora na comunidade acadêmica e dar visibilidade à produção acadêmico-científica sobre empreendedorismo de estudantes dos cursos de graduação da UFG.

Clique aqui e veja o resultado final.

No Prêmio há duas categorias:

- Empreendedorismo de Negócios, abrangendo trabalhos de modalidade monográfica, produto ou plano de negócio.
- Empreendedorismo Social, abrangendo trabalhos de modalidade monográfica.

Saiba mais sobre o Prêmio e como participar, clique aqui.

 

Stéfanny graduou-se em Geografia, passou no processo seletivo para pós-graduação e atualmente é discente de mestrado no PPGeo/IESA/UFG.

Categorias: ações