port

O Pórtico do IFG

E o Batismo Cultural de Goiânia

O CEB é parceiro desta ação que prevê o restauro e dinamização do Pórtico do Instituto Federal de Goiás, remanescente do Batismo Cultural de Goiânia, de 1942, com a promoção de eventos no local.

kkakaka

O Pórtico do IFG é um projeto do Engenheiro-Arquiteto Jorge Félix de Sousa, e hoje caracteriza-se como um patrimônio cultural edificado, já que carrega muitos detalhes em art déco. Nesse sentido, o restauro aponta também a necessidade de um resgate histórico. A história da construção do edifício da antiga Escola Técnica de Goiânia, hoje denominada Instituto Federal de Goiás - IFG, se funde com a história da construção da capital. A inauguração deste edifício fez parte da programação da inauguração da cidade, num evento denominado Batismo Cultural de Goiânia. Na ocasião foi realizada uma grande exposição no pátio desse edifício, sendo que o pórtico marcada a entrada da exposição. Ao término da exposição, o local foi incorporado ao edifício da então Escola Técnica Federal de Goiás. Em 2003 todo o conjunto foi declarado patrimônio nacional pelo Iphan, ao lado de outros 21 monumentos da cidade.

De local nobre, ao longo do tempo o pórtico transformou-se em quintal da escola. Por conta do risco de ruína, foi interditado há alguns meses e hoje não é permitido circular pelo local. Esse projeto pretende portanto recuperar o glamour do local, devolvendo à antiga escola técnica um local de orgulho e visitação, pórtico de entrada do pátio principal da escola. O projeto prevê ainda a reurbanização do local, assegurando maior visibilidade ao monumento bem como uma área de estar e contemplação ao corpo docente e discente do IFG, bem como a visitantes.

Acompanhe as novidades desta ação aqui em nosso site.