logo logo

A Casa de Altamiro

Restauro e dinamização do antigo sobrado, sede da Academia Goiana de Letras, com a promoção de eventos no local

 

A Casa de Altamiro e a cultura urbana de Goiânia   

O CEB é parceiro desta ação.

   O sobrado pertenceu a Altamiro de Moura Pacheco, que doou, em vida, esse bem para a Academia Goiana de Letras. Em seu testamento, manifestou o desejo de transformar sua residência em um Centro Cultural, aberto às diversas manifestações artísticas e culturais, precisando, para isso, que seja restaurado e mantida a continuidade de sua preservação. Além do sobrado, foi doado todo o seu acervo pessoal: fotos, medalhas, livros da histórica biblioteca, bens móveis e obras de arte que preservam a história de Goiás, tanto na abrangência da parte arquitetônica e histórica do imóvel quanto ao acervo cultural nele inserido.

    Além disso, trata-se de uma das primeiras residências da nova capital, concluída no início da década de 1940, no estilo eclético. O sobrado situa-se em ponto nobre da cidade, numa esquina da Av. Araguaia, com a Rua 15, dentro do perímetro de tombamento da capital. Manter essa casa em boas e exemplares condições é portanto imprescindível para a apresentação do centro histórico de Goiânia.

    Acompanhe aqui com a gente o desenvolvimento deste projeto.

   Saiba mais sobre quem foi Altamiro e a proposta deste projeto - restaurar e dinamizar o antigo sobrado, sede da Academia Goiana de Letras, com a promoção de eventos no local.

Veja o primeiro vídeo aqui

Matéria quentinha no Ar!

casa

 

 

Categorias: ações